AGOSTO 2008
Obra do Mês:
"O Pensador"
François-Auguste-René RODIN
(1880)
Museu Rodin, Hotel Biron
Paris, França

“O mundo não será feliz a não ser quando todos os homens tiverem alma de artista, isto é, quando todos tirarem prazer do seu trabalho.”
François-Auguste-René RODIN
(Paris, 12 de novembro de 1840 - Meudon, 17 de novembro de 1917)

O Pensador (Le Penseur) é uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin. Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna.

Originalmente chamado de O Poeta, a peça era parte de uma comissão do Museu de Arte Decorativa em Paris para criar um portal monumental baseado na Divina Comédia, de Dante Alighieri. Cada uma das estátuas na peça representavam um dos personagens principais do poema épico.

O Pensador originalmente procurava retratar Dante em frente dos portões do inferno, ponderando seu grande poema. A escultura está nua porque Rodin queria uma figura heróica à la Michelangelo para representar o pensamento assim como a poesia.

Rodin fez sua primeira versão por volta de 1880. A primeira estátua em escala maior foi terminada em 1902, mas não foi apresentada ao público até 1904.

Tornou-se propriedade da cidade de Paris graças a uma contribuição organizada pelos admiradores de Rodin e foi colocada em frente do Panteão em 1906.

 

Em 1922, contudo, foi levada para o Hotel Biron, transformado no Museu Rodin. Mais de vinte cópias da escultura estão em museus em volta do mundo. Algumas destas cópias são versões ampliadas da obra original assim como as esculturas de diferentes proporções. O Instituto Ricardo Brennand em Recife (PE) possui uma réplica autorizada da obra, exposta nos seus jardins.

Suas obras mais célebres, O Beijo, que faz parte de uma série de esculturas realizadas para a Porta do Inferno, do Museu de Artes Decorativas, O Pensador, da mesma série, e o retrato de Balzac confirmam isso. Tem hoje um museu em Paris dedicado as suas obras e vida (o Museu Rodin), situado no Hôtel Biron, ao lado do Hôtel des Invalides, túmulo de Napoleão.

Rodin teve uma assistente, Camille Claudel, que foi escultora e também sua amante. Seus trabalhos são muitas vezes confundidos com os de Rodin. O escultor conquistou fama em vida, e suas obras chegaram a ser as mais apreciadas no mercado de arte europeu e americano. Hoje em dia encontram-se nos museus mais importantes do mundo.

 A história das obras de arte, acompanhada de um gráfico gratuito

Nesta seção, o Atelier proporciona a seus visitantes e clientes conhecer a história de obras de arte que se tornaram ícones da humanidade. Periodicamente é apresentada uma nova obra, com detalhes interessantes sobre a vida dos artistas particularmente relacionada à execução de suas obras - gravuras, pinturas, esculturas e monumentos - que se tornaram patrimônios culturais da arte universal. Ao mesmo tempo, disponibilizamos aqui um gráfico completo destas obras para download. Este gráfico já está disponível para aquisição na Seção de Ofertas.

Veja outras obras de arte que já foram apresentadas nesta seção.


© 1994. Atelier Saroca Babita. Todos os direitos reservados.