AGOSTO 2007
Obra do Mês:
"Taj-mahal" (1630-1652)
Projetistas desconhecidos, provavelmente entre eles está Ustad Ahmad Lahauri
Agra, India

O Príncipe Shah Jahan, então com 14 anos de idade, visitando um bazar encontrou Aryumand Banu Begam com 15 anos, filha do Primeiro Ministro.

Ficou tão encantado com a menina que no mesmo momento comprou um diamante de 10 mil rúpias e então foi ao seu pai e anunciou o seu desejo de casar com ela. O casamento ocorreu cinco anos mais tarde e dali em diante eles tornaram-se inseparáveis.

Sobre o túmulo de sua amada, Shah Jahan construiu o mausoléu Taj Mahal, que é, hoje,uma das sete maravilhas do mundo.

ASB-TU011

O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, pequena cidade da Índia. O monumento foi anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno em uma celebração em Lisboa no dia 7 de Julho de 2007.

A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 22 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no suntuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A Jóia do Palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.

Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semi preciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.

Supõe-se que o imperador pretendia fazer para ele próprio uma réplica do Taj Mahal original na outra margem do rio, em mármore preto, mas acabou deposto antes do início das obras por um de seus filhos.

Apesar de sua opulência, o Taj Mahal é na verdade um gigantesco mausoléu e não um palácio, como muitos pensam.

Conta a lenda,que quem o visita, consegue achar o verdadeiro amor de sua vida, convivendo com ele até a morte.

Uma curiosidade,é que depois de terminar seu trabalho, os artesãos tiveram suas mãos cortadas para impedir que pudessem reproduzir a obra.

 A história das obras de arte, acompanhada de um gráfico gratuito

Nesta seção, o Atelier proporciona a seus visitantes e clientes conhecer a história de obras de arte que se tornaram ícones da humanidade. Periodicamente é apresentada uma nova obra, com detalhes interessantes sobre a vida dos artistas particularmente relacionada à execução de suas obras - gravuras, pinturas, esculturas e monumentos - que se tornaram patrimônios culturais da arte universal. Ao mesmo tempo, disponibilizamos aqui um gráfico completo destas obras para download. Este gráfico já está disponível para aquisição na Seção de Ofertas.

Veja outras obras de arte que já foram apresentadas nesta seção.


© 1994. Atelier Saroca Babita. Todos os direitos reservados.