Para todas as pessoas que amam o bordado, esse slogan significa a realidade do dia a dia, não é mesmo? Entretanto, é possível aproveitar melhor o tempo se conhecermos e usarmos certos acessórios indispensáveis. Você também já sabe que não basta só ter linhas, tecidos e agulhas! Pensando nisso tudo, o Atelier Saroca Babita apresenta nesta seção alguns exemplos de acessórios que agilizam a execução do bordado, ao mesmo tempo que garantem a qualidade do trabalho.

LINHAS
As linhas que utilizamos em nossos projetos são do tipo Mouliné - de algodão, em meadas de oito metros de comprimento, com seis fios, das marcas Anchor ou DMC.
O número de fios dependerá do tecido escolhido. Quanto mais 'fechada' a trama, ou mais 'miúdo', menor será o número de fios que indicaremos para o bordado.
Você deve sempre procurar seguir a orientação apresentada nos gráficos e tabelas de cores que constam de cada projeto, evitando substituições a seu gosto. Os efeitos proporcionados pelas nuances de cores (como degradês) em gráficos mais difíceis geralmente só aparecem no final do bordado.
No caso de não estar disponível uma determinada cor indicada no projeto, é recomendável consultar nossas tabelas de equivalência de cores e realizar a substituição.
Cadastre-se para fazer o download das tabelas de equivalência de cores DMC x Anchor.

TECIDOS

Existe no mercado brasileiro uma grande variedade de tipos de tecido e de nomenclatura para os mesmos. Por isso, quando se trata de especificar ou comprar um tecido, há uma grande chance de haver confusões que podem acarretar em erros na escolha do tecido. Esta má escolha pode modificar decisivamente o bordado, no que se refere ao tamanho final do trabalho e, consequentemente, ao impacto visual que ele proporcionará.

COMO IDENTIFICAR UM TECIDO?
Se você tem um tecido com o qual vai bordar e quer identificá-lo, meça com uma régua quantos pontos cabem em 10 cm (veja figura abaixo). Neste exemplo, em 10 cm cabem 47 pontos.

A seguir consulte a tabela abaixo na linha 'pontos por 10 centímetros' para identificá-lo. Olhando a tabela, vemos que o tecido é Karsten Etamine 1321.

Obs: Todos os nossos gráficos são produzidos apenas com PONTO CRUZ CHEIO, tanto para a técnica do ponto cruz propriamente dita, como para a tapeçaria e são executados com base nos tecidos constantes na tabela.

tipo
referência
pontos por 10 centímetros
pontos por polegada
TECIDOS NACIONAIS TECIDOS IMPORTADOS
Karsten Estilotex* Etamine AIDA DMC
Etamine Cânhamo Talagarça DM
AIDA 1321 1623 grosso ('FAZENDA') fino
(1273)
grossa fina 022 122 222 844 322
43
47
63
67
106
20
35
23
43
55
63
70
11
12
16
17
27
5
9
6
11
14
16
18
* o tecido Estilotex é medido em furos por 10 cm ou por polegada

BASTIDOR
De madeira ou de plástico, o bastidor ajuda a fixar o tecido, tornando o bordado mais homogêneo.
Quanto ao formato, existem bastidores redondos, retangulares, em diversos tamanhos.

TESOURA
A tesoura a ser usada deverá ser específica para a atividade do bordado, limitando-se seu uso exclusivamente para o corte das linhas.
A fim de resguardar a integridade do tecido, a tesoura não deve ser pontiaguda. Use tesouras de ponta arredondada.

BOBINAS (Plaquetas)
As bobinas (também conhecidas como plaquetas), devidamente numeradas com os números das cores, são enfiadas em um aro de metal com a finalidade de reunir todas as linhas que são utilizadas para um determinado projeto.
O uso deste acessório evita o desperdício de tempo na busca das linhas em caixas, gavetas ou outros locais e ainda reduz ao máximo o manuseio das linhas. O uso das meadas na forma em que são adquiridas nas lojas provoca um maior contato das mãos com as linhas, com uma consequente maior deterioração das mesmas.

CARTELA (Organizador de linhas)

Alternativamente às bobinas (plaquetas), as cartelas permitem outra forma de organização das linhas para execução do bordado. As meadas são dispostas lado a lado dentro de orifícios na cartela com seus respectivos números anotados. Podem ser de papelão ou de madeira. As cartelas de papelão facilitam a localização e a troca constante de agulhas durante o trabalho, permitindo fincá-las na posição do número da cor correspondente.

ENROLADOR

O enrolador é uma pequena manivela criada para facilitar o trabalho, impedindo que as meadas de linha fiquem torcidas na hora de bordar.
Conjugado às bobinas, proporciona uma melhor organização das linhas que, desta forma, podem ser colocadas em caixas ou gaveteiros.


ENFIADOR

Este acessório não só agiliza a inserção da linha na agulha, mas também evita a deterioração da linha no momento de enfiar.
Possui dois ganchos, um em cada extremidade, conforme a figura. O maior é utilizado em trabalhos de tapeçaria.
O menor é utilizado para os bordados em ponto cruz.


RÉGUA-LUPA

De forma semicircular, com um filete vermelho que corre na horizontal, a régua-lupa diminui o stress visual na leitura dos gráficos, aumentando os símbolos e agilizando a localização e a ordem da execução do bordado, na hora de retomar o trabalho.

Como você pode obter as linhas e tecidos apresentados nesta página?
Entre em contato para receber orientações quanto ao fornecimento de linhas ou tecidos.
Não fornecemos acessórios, porém podemos oferecer orientação e indicação para aquisição dos mesmos no mercado nacional.


© 1994. Atelier Saroca Babita. Todos os direitos reservados.